Quatro em cada cinco alimentos nas gôndolas dos supermercados têm ao menos um aditivo químico, segundo pesquisa feita pela nutricionista Vanessa Montera. Um quarto, ou 25%, de 9.900 itens pesquisados tinham seis aditivos ou mais.
Noticiado pela BBC Brasil, o estudo foi o primeiro do tipo a ser feito nessa escala no Brasil. Em entrevista à rede britânica, a nutricionista disse que ficou assustada com os números. “Alguns alimentos são coquetéis de aditivos. Chegamos a encontrar um produto de panificação que tinha 35. Foi o recorde.”
O artigo mostrou que os aditivos cosméticos também chamam atenção. Eles são chamados assim porque que mudam o sabor, o aroma e a forma dos alimentos, embora essa classificação não seja oficialmente reconhecida por autoridades.
Tratam-se de corantes, saborizantes, aromatizantes e emulsificantes, entre outros. Essas substâncias garantem que alimentos que passaram por vários processos industriais na sua fabricação estejam perfeitos para o consumidor.
Segundo a BBC, diferentemente de outros aditivos, como os conservadores, por exemplo, os aditivos cosméticos não ajudam a fazer com que as comidas sejam mais baratas, durem mais tempo, cheguem a mais pessoas ou possam ser consumidas com mais segurança.
Na prática, são o equivalente a uma maquiagem dos alimentos. “Não precisariam nem estar ali”, diz Montera, à BBC.Sua presença nos alimentos, principalmente quando são muito frequentes, funciona como um indicativo de que este alimento é ultraprocessado — e cada vez mais pesquisas associam esse tipo de comida a doenças.brasileiras.
O que você achou deste post?
Clique nas estrelas para avaliar!
Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0
Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.